Skip to content

Receita fotográfica

07/06/2011

Helena de Castro é fotógrafa, desde sempre.
Ainda criança ganhou uma máquina no lugar de uma bicicleta nova. Aos 15, trocou o Baile por um curso profissionalizante no Senac e daí em diante vem traçando uma carreira sólida no mercado fotográfico.

Há 11 anos trabalha com gastronomia. A eleita dos “chefs” tem dezenas de livros publicados em parceria com grandes nomes da culinária, e atende a grandes marcas nacionais como Avon, União, Disney, Unilever entre outros.

Nos últimos anos dedicou-se também à fotografia autoral, em grande parte imagens aéreas, entrando assim no mercado de Fine Art. Em breve seus trabalhos estarão à venda no http://lumeph

©Helena de Castro

Você coleciona fotografia? Sim, comecei com o pé direito, comprando uma foto de Paris do Claudio Edinger no leilão do Paraty em Foco de 2010. De lá pra cá adquiri mais uma do Edinger, dessa vez de São Paulo. E como ‘perdi’ no leilão de Tiradentes a foto feita com iphone, o convenci a me vender a prova de artista, o que fez muito gentilmente.

Adquiri também do Pépe Mélega, do Iatã Cannabrava, Armando Prado e também uma do Eduardo Muylaert, da fantástica série Mulheres dos Outros. Também gosto de apostar em ‘novos’ talentos, como a Alexandre Urch, de quem teria umas 10 imagens! E curiosidade: gostei de uma foto no Instagram e pedi ao fotógrafo que me vendesse, ele simplesmente mandou o arquivo em alta. Que desapego, não? Um exemplo… Acho que nem eu faria isso, rs.

Sei que se trata de um negócio. Mas nada do que comprei foi pensando em investimento. Isso é só uma desculpa pra me consolar quando gasto muito com uma foto. Todas as aquisições foram feitas pelo simples prazer de olhar pra essas imagens diariamente.

O que você acha de trocar fotos? Você pratica esta ideia? Nunca fiz, mas é questão de tempo. Agora que conheço o Escambo, pretendo participar! Espero que o evento aconteça em São Paulo brevemente também! Contem com a minha colaboração!

Qual trabalho fotográfico você gostaria de comprar? Estou ‘paquerando’ as fotos do Abelardo Morell, mas ainda não cabem no meu bolso, rs…

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 07/06/2011 19:27

    Parabéns pela entrevista Helena!!! Super interessante a tua história profissional e o Foto Escambo. Beijo!!!

  2. Roberta Militão permalink
    08/06/2011 12:52

    PARABÉNS Helena pelo profissionalismo, criatividade, talento, dedicação e amor em tudo que faz. Sou sua fã e desejo ainda mais sucesso a você sempre. Beijos!

  3. anitacastro permalink
    08/06/2011 23:29

    Eu que dei a primeira maquina e sempre inceitivei a vocacao, sinto-me a mais feliz das Mamaes. Beijos, Helena e sucesso sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: