Skip to content

Um pilar da fotografia brasileira

15/03/2011
tags:

Rogério Reis descobriu a fotografia nas oficinas de arte do MAM-Museu de Arte Moderna, nos anos 70. Trabalhou no Jornal do Brasil (1977), no O Globo (1980), na revista Veja (1983), e participou do Grupo F4 de fotógrafos independentes dos anos 80. Foi durante 5 anos editor de fotografia do Jornal do Brasil (91 a 96). Em 1999 recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte. Em 2002 sua fotografia de Carlos Drummond de Andrade na praia de Copacabana (1982) foi reproduzida em bronze pelo escultor Leo Santana, em homenagem ao centenário do poeta. Inspirou e emprestou seu nome ao personagem do fotógrafo no filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, baseado no livro do escritor Paulo Lins. Em 2007 passa a integrar o grupo de fotógrafos do projeto da UNESCO, Our Place  – the Photographic Celebration of the World’s Heritage.  É um dos fundadores da Tyba (1991) onde trabalha como editor de projetos especiais; autor do livro Na Lona – Editora Aeroplano (2001) e co-autor dos livros, Revisitando a Amazônia de Carlos Chagas – Editora Fiocruz (1996),  Retratos de Outono – Editora Sextante (1999) e Só Existe um Rio, Andrea Jakobsson Estúdio (2008).

©Rogério Reis

Você coleciona fotografia? Não sou um colecionador militante. Tenho uma  pequena mapoteca de fotos que ganho ou  troco com amigos. Tenho Claudio Edinger, Evandro Teixeira, Fernando Bueno, Alberto Ferreira, Christopher Pillitz , Milan , Patrick Bogner , Joaquim Paiva, Marcos bonisson , Bruno Veiga, Eduardo Simões e  algumas fotos de família.

O que você acha de trocar fotos? Você pratica esta ideia? Acho uma prática simpática e saudável.

Qual trabalho fotográfico você gostaria de comprar? O retrato da Marella Agnelli feito pelo Richard Avedon em 1953 no seu estúdio em NY ou retratos do Vick Muniz da  recente série do Lixão de Cramacho..

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: