Skip to content

Ele fotografa a alma

10/02/2011
Marcelo Buainain é fotógrafo documentarista. Essa imagem de José Saramago é provavelmente o melhor retrato do escritor. Como o próprio Marcelo diz, é a fotografia da alma de Saramago.
Marcelo tem a capacidade de ser simples e profundo ao mesmo tempo.
Ele fotografa com a  simplicidade dos grandes fotógrafos, o resultado é um trabalho de mestre.
As fotografias de Buainain são assim mesmo, muito mais do que documentos, elas revelam o que poucos conseguem ver.

Apresentação de Claudio Versiani

Você coleciona fotografia?
No passado já tive um enorme desejo de colecionar fotografias, atualmente o meu maior exercício é desfazer de tudo que para mim não tem utilidade. As paredes da minha casa não comportariam tantas fotografias, mesmo porque já as ocupo também com pinturas. Vivo no nordeste brasileiro cujo clima é bastante úmido, razão pela qual há dois anos perdi uma imagem belíssima que encantava o meu ateliê, um ícone presenteado pelo querido e talentoso fotógrafo Cássio Vasconcelos. Verdadeiramente adorava aquela imagem, mas a umidade gostou mais….

Outro motivo pelo qual não coleciono é de ordem filosófica e prática. Até que me provém o contrario a minha morte e a do leitor é inevitável. No meu caso a pergunta que me faço é o que fazer com o meu acervo depois da minha partida ? Não gostaria de deixar esse ônus para a minha filha ou esposa. Se ainda não encontro respostas para essa “simples” questão, não tem sentido pensar em adquirir novos acervos que demandarão cuidados.

Importante ressaltar que o fato de não colecionar não significa que não admiro quem o faça; pelo contrário, tenho grande respeito e simpatia pelos colecionadores, inclusive algumas imagens do meu acervo fazem parte de coleções privadas, a exemplo da brasileira de Joaquim Paiva que adquiriu fotografias da série “Índia Quantos Olhos tem uma Alma”.

O que você acha de trocar fotos? Você pratica esta ideia?
Já comprei algumas fotografias, já troquei. Não é uma prática habitual, porém gosto da idéia desde que exista uma admiração pelo autor e sua obra.

Qual trabalho fotográfico que você gostaria de comprar?
Sou um apaixonado por tudo que considero Arte. Digo EU na primeira pessoa porque nem tudo que os curadores e lobbistas afirmam para mim se traduz em arte. Apesar de não ser espírita, o melhor conceito que li sobre o tema foi um texto mediúnico que abaixo copio um fragmento.

“A arte pura é a mais elevada contemplação espiritual por parte das criaturas. Ela significa a mais profunda exteriorização do ideal, a divina manifestação desse “mais além” que polariza as esperanças da alma.

O artista verdadeiro é sempre o médium das belezas eternas e o seu trabalho, em todos os tempos, foi tanger as cordas mais vibráteis do sentimento humano com as suas manifestações supremas de beleza e sabedoria.”

Voltando a sua pergunta, como admirador da arte e contradizendo tudo que disse gostaria de adquirir inúmeras obras fotográficas, esculturas e telas. Arte popular brasileira também me encanta, tenho algumas peças que orbitam o meu universo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: