Skip to content

O cicerone da comunidade

21/01/2011
tags: ,

Ratão Diniz é formado pela Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Trabalha para Agência Imagens do Povo, criada para reunir e promover a circulação das imagens produzidas pelos fotógrafos formados pela escola. Hoje fotógrafo do Coletivo Multimídia Favela em Foco, criado por um grupo de fotógrafos populares da Maré, onde todos atuam com dedicação à produção documental e muitas vezes multimídia, mas centrada sobretudo na fotografia, em favelas.

©Ratão Diniz

Você coleciona fotografia? Tenho algumas fotografias de amigos e de fotógrafos que conhecemos por ai nesta caminhada comigo, bem guardada e quando recebo visitas curto compartilhar este material e até muitas das vezes andar com estas ampliações de baixo do braço e mostrar para os amigos. Sempre quando estou em contato com a fotografia, seja através do flickr, exposições, projeções, instalações …  penso em ter algumas impressas comigo para que eu possa sempre vê-las quando desejar e prestigiar aqueles belos trabalhos que muitas das vezes se tornam referências nos projetos pessoais.

O que você acha de trocar fotos? Você pratica esta ideia? Poder trocar fotografias é uma idéia fantástica. A alguns anos atrás conversando com três amigos, chegamos com esta proposta, mas não deu muito certo por conta dos trabalhos que as pessoas estavam envolvidas e acabamos deixando as tarefas nos tomarem que não conseguíamos ir num laboratório fazer ampliações. Fico pensando quantas pessoas deixam de participar de diversos concursos porque deixou ser tomado por trabalhos, que por um lado é bom – esta produzindo portfolios, mas por outro lado deixa de compartilhar materiais fantásticos conosco. A idéia do escambo adotei a alguns anos atrás quando tinha banda e nos eventos trocava camisas, cds, fanzines, … Esta prática precisa ser adotada por todos.

Venho trocando fotos sempre quando possível. Agora mesmo estou saindo para ampliar uma fotografia para trocar com uma amiga. Estarei em breve colocando algumas fotografias que o nosso companheiro e grande fotógrafo Daniel Marenco escolheu e claro, sem duvida alguma gostaria de estar praticando muito mais esta idéia que vocês (Foto Escambo) estão fazendo de uma forma espetacular. Presenciei a experiência no Paraty em Foco de 2010, muito bom ver a galera chegando afim de trocar material e até mesmo se conhecendo pessoalmente e se reencontrando. Parabéns a vocês que estão nesta jornada admirável.

Ai Marenco, quando vier ao Rio terá suas fotografias lhe aguardando, rsrsrs

Qual trabalho fotográfico você gostaria de comprar? Trabalhos que gostaria de ter … deixa eu pensar. Não precisa de tempo para pensar, são trabalhos que possa me trazer informações, historias. Alguns trabalhos que tenho uma grande admiração são de grandes companheir@s do flickr – Roberto Faria/Bahia; Jean Lopes/Rio Grande do Norte; Daniel Mareco e Tadeu Vilani/Rio Grande do Sul; Fabio Caffe, Príamo Melo, AF Rodrigues/Rio de Janeiro; Joelma Capozzi/Minas Gerais … São muitos e tantos trabalhos que gostaria de ter comigo para que eu possa sempre admirar, me informar a todo momento e claro, poder compartilhar com outras pessoas.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: