Skip to content

祖母 – Avó ou Portfólio 4

15/10/2010
tags: ,

Denilson Takeda deixou uma preciosidade no Escambo. Melhor ele explicar:  “eu acabei colocando 12 fotos desse ensaio. todas 9×12, cópias únicas nesse formato pq eu só usei elas pra editar o trabalho. Esse trabalho final ele é feito com uma impressão laser em papel vegetal e depois montado artesanalmente. O tamanho da foto é 10×15. Ainda não fiz a tiragem. Mas provavelmente será de 13 cópias mais a prova do artista.” Para variar, quem se deu bem e levou estas cópias únicas foi a Nestrea.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. 15/10/2010 11:14

    bem legal ver o trabalho do Deni aqui.
    pude acompanhar a produção desde as primeiras semanas de “residência” na casa da avó e fiquei bem tentado a ter um livrinho daqueles pra mim, o caderninho de memórias frágeis mas intensas.
    parabéns mano!
    e bom proveito pra quem se deu bem e levou essas pra casa.

  2. 15/10/2010 11:43

    Esse trabalho do Denilson é muito bacana e a história do porque ele fotografou aquela senhora, não sei se poderia dizer quem é pois eu já conhecia o ensaio, é muito interessante !
    Pena que quando chegou minha vez, aquele pequeno caderno com as fotos, que ficou pendurado lá no varal, já tinha sido levado !!! Com certeza esse fotógrafo irá aparecer mais !

  3. 15/10/2010 14:56

    Poxa, valeu pelos elogios. Digo o mesmo do seu trabalho Du, não consegui ver as suas fotos penduradas lá na tenda. Mas como já conheço o seu trabalho por causa do Léo que sempre me mostrou as suas coisas, fiquei tentado em ter uma cópia do seu trabalho.

    Bom Hans, não gosto muito de falar sobre meus trabalhos. Gosto mais de ouvir as interpretações dos outros, e de como elas influenciam no imaginário e na construção de um simulacro. Mas posso contar um pouco sobre o processo de criação.

    Este ensaio partiu de uma resposta a uma “provocação” de uma professora. Nunca gostei da idéia de temas impostos para se fotografar. Foi imposto que eu deveria fotografar minha rua, minha casa. Então, eu resolvi fotografar a rotina da minha avó e sua interação com a casa, o condomínio e o bairro onde ela vive. A partir dessa provocação eu me deparei com muitos outros problemas. O maior de todos era como mostrar a intimidade da minha avó. Apesar de sermos parentes, eu não tinha um convívio desses com ela desde os meus 8 anos de idade quando ela se mudou da minha casa. Além de outros quebra-cabeças envolvendo temas como memória, álbum de família e como defender esse ensaio na faculdade, já que eu saí um pouco do tema. Mas no final tudo se resolveu com a defesa de que quando você faz um retrato, você se apropria do outro. Um pensamento que eu não consigo lembrar agora de qual livro eu tirei. Mas que serviu de base para defender meu trabalho.

    Como o Léo já comentou mas acrescentando um pouco mais sobre o álbum, ele foi pensado em tamanho pequeno e de forma artesanal para presentear minha avó quando eu terminasse o trabalho. Ela que não tem um álbum de família e também há poucas fotos dela entre os familiares precisava ter alguma memória desses dias pacatos.

    As vezes eu falo em tom de brincadeira que vou dar uma câmera pra ela. Daí a gente inverteria os papéis!

  4. 15/10/2010 22:28

    Olha aí Denilson: http://ladroesdealma.blogspot.com/

  5. 03/11/2010 15:59

    pois é, esse ensaio é muito sensível.
    dei a sorte e tenho aqui em casa e visito sempre e mostro sempre pros amigos, uma caixinha de jóias eu chamo. tive também a sorte de ter duas fotos do su ribeiro. e uma do hans! hehe
    esse escambo é bom demais! o blog tá incrível, hans!
    e denilson, aprenda a gostar de falar sobre os seus trabalhos, geralmente os fotógrafos não falam muito, mas é bom o diálogo, sempre!
    parabéns pro todos os citados!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: